Escolha uma Página

No ambiente de trabalho, é comum passarmos anos usando os mesmos móveis equipamentos. Mesmo quando tais itens apresentam problemas, acabamos nos ajustando à ineficiência de alguns deles, sem percebermos que a necessidade de substituição é urgente. O que nem sempre notamos é que essa acomodação envolve um alto custo para a empresa. Mas como saber quando é preciso trocar os móveis do escritório?
Para que você possa identificar o momento ideal para agir, preparamos um checklist dos itens de seu ambiente corporativo. Continue a leitura e confira quando eles estão sinalizando a necessidade de uma substituição!

1) DEIXE A LUZ NATURAL ENTRAR

Por que se trancar em salas escuras para enchê-las de luz artificial quando se pode desfrutar da maior fonte de iluminação que a natureza nos dá? Aproveite ao máximo o sol para iluminar o ambiente do seu espaço de escritório. Dê preferência a locais com grandes janelas, que possam permitir a entrada dos raios solares de forma confortável.

Existem películas que podem ser instaladas nos vidros de forma que a luz do sol ilumine o ambiente, mas que proporcionem privacidade para quem está do lado de dentro. Além disso, é possível usar tecnologias que ajudem a manter a temperatura do ambiente agradável, sem que as salas se tornem uma “sauna natural”.

2) CONSTRUA JARDINS NAS ÁREAS COMUNS

A interação entre os colaboradores de uma equipe, assim como as pausas durante o dia de trabalho, também são pontos importantes para o bem-estar dos profissionais. Que tal se, aliado a isso, você usar o design biofílico para promover um nível de saúde ainda maior dentro da empresa?
Isso é possível por meio da construção de jardins nas áreas comuns. Eles podem ser externos ou até mesmo internos. Basta planejar um ambiente descontraído e confortável, com mesas, cadeiras ou, ainda, redes de balanço relaxantes. É importante, entretanto, estar atento aos tipos de plantas e flores que serão utilizadas, já que elas também são seres vivos que precisam de cuidados específicos.

3) TENHA ESPAÇOS AO AR LIVRE

Varandas, terraços ou áreas abertas. Qualquer uma dessas opções cumpre o propósito de trazer uma ligação das pessoas com o ambiente natural. Pensados de acordo com o design biofílico esses locais podem proporcionar a sensação de ar puro e revigoramento. A utilização de plantas, jardins e fontes se torna ainda mais eficaz nesses ambientes. Assim, durante as pausas para o almoço ou café, os funcionários podem relaxar verdadeiramente e sentir a conexão com a natureza.

4) UTILIZE TECIDOS E MATERIAIS NATURAIS

No mobiliário do escritório também é possível aplicar a filosofia do design biofílico, utilizando matérias primas de origem natural a sensação de conforto e bem-estar pode ser alcançada. Por isso, priorize tecidos como linho e algodão em vez de materiais sintéticos. Além disso, escolha móveis feitos com madeira rústica ou vime no lugar do MDF.